Gratidão


Se alguém me perguntasse o que na minha opinião demonstra a verdadeira espiritualidade, eu diria que é a gratidão. Pode parecer estranha essa minha resposta, não é mesmo?

Paulo, por exemplo, diz que três coisas permanecem: a fé, a esperança e o amor. Ele diz ainda que o amor é o maior de todos. Por que então eu diria que a gratidão é a melhor demonstração de espiritualidade?

Certamente, não discordo do apóstolo. O amor é tudo. Sem amor não há evangelho, não há esperança, não há salvação. A própria Bíblia ensina que Deus é amor.

No entanto, diria que a gratidão é a melhor demonstração de espiritualidade, porque somente quem é grato é capaz de amar. Ou seria, somente quem ama é capaz de ser grato?

Seja como for, ainda insistiria na gratidão. Cada dia me convenço mais o quanto precisamos ser gratos por tudo o que Deus tem sido em nossas vidas e por tudo o que Ele tem feito.

Somos ricamente abençoados por Deus. Repito, somos abençoados.

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo”.

Contudo, muitas vezes nos esquecemos disso. Então murmuramos, reclamamos e lamentamos. O sentimento muitas vezes é que nada está bom.

O problema de tudo é a ingratidão. Temos muita dificuldade em reconhecer as maravilhas que Deus tem feito em nosso favor. Mas, lembremo-nos onde nos encontrávamos.

Antes estávamos perdidos, desorientados, sem rumo, sem luz, sem alegria e sem salvação. Hoje? Ah, hoje somos de Jesus. Hoje somos livres do poder e da condenação do pecado.

Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito”.

Decerto, o Senhor Jesus fez algo maravilhoso e poderoso por nós. E isso nos alegra. Isso nos motiva. Isso nos deixa em espírito de louvor e gratidão.

É, de fato, há uma dimensão de poder e graça na gratidão. Portanto, não percamos mais tempo.

Louvai ao Senhor... Cantai-lhe, cantai-lhe salmos... gloriai-vos no seu santo nome; alegre-se o coração daqueles que buscam ao Senhor”.

Regozijai-vos sempre... Em tudo dai graças; porque está é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”.

Entende agora por que insisto na gratidão como verdadeira manifestação de espiritualidade?

O ingrato nunca reconhece o bem que lhe é feito. Portanto, o ingrato não reconhece o amor, a graça, a misericórdia ou ainda as maravilhas que lhes são concedidas pelo Senhor.

O grato, por sua vez, reconhece: “Grandes são as obras do Senhor, procuradas por todos os que nelas tomam prazer”. Portanto, sejamos gratos!!!

Pr. Adriano Xavier Machado