Quando Deus Confirma

 "Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e ele deleita-se no seu caminho. Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a sua mão"

(Salmos 37.23,24).

A vida nos possibilita muitas direções. Um pequeno rumo, pode mudar tudo. Diante disso, não queremos errar, não queremos fazer escolhas precipitadas.

A Bíblia nos diz, que os "passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor". Assim, compreendemos que a vida não precisa ser um jogo arriscado e perigoso. A nossa vida não precisa ser uma "roleta russa".

"Os passos de um homem" dizem respeito aos caminhos que seguimos na vida. Quem dá passos segue algum rumo. Quem dá passos deseja chegar a algum lugar.

O "homem bom", de acordo com o contexto bíblico, é aquele que se compadece, que empresta, que se aparta do mal e faz o bem.  Ao "homem bom", Deus tem uma promessa: os seus passos "são confirmados".

Como sabermos se estamos seguindo o caminho certo na vida?

Quando estamos seguindo o caminho certo, Deus confirma, Deus se faz presente para abençoar, para remover todos os empecilhos, para desfazer todos os impedimentos.

Quando Deus trabalha a nosso favor  não há barreiras. As portas são abertas tão somente por Sua graça e poder.

Com Deus agindo, o resultado é a alegria. Como diz o texto sagrado, "e ele deleita-se no seu caminho". O contrário disso, certamente, é obra da carne, e, não, do Espírito de Deus.

Todo caminho marcado de mágoa, frustração, culpa e feridas na alma, não é o caminho traçado por Deus. Toda obra de Deus é de paz, amor, alegria, esperança e fé.

Não significa, necessariamente, seguir um caminho sem turbulência. Já sabemos que Jesus disse que no mundo teríamos tribulações. Contudo, no caminho de Deus, apesar dos desafios e problemas, há deleite para a alma.

Amados, a questão, portanto, é o estado do nosso homem interior.

O caminho pode ser estreito, o caminho pode ser difícil, mas, no temor do Senhor não há falta do gozo divino. Porquanto, sabemos que Deus nos conduz e que a mão do Senhor permanece conosco em todo o tempo. Se tropeçarmos Ele nos levanta e renova as nossas forças para prosseguirmos na jornada que preparou para nós.


Deus é fiel! Deus cumpre com a Sua palavra! Quando Deus confirma, nada nem ninguém poderá impedir!

Deus Pai, Deus de amor, conduza-nos em nossos passos. Não pedimos por facilidades. Mas, desejamos apenas a certeza da Sua verdade, a segurança da Sua vontade. Amém!


Pr. Adriano Xavier Machado