O Evangelho na Vida do Crente

O Evangelho fez algo maravilhoso por nós. Um dia, estivemos na escuridão, em uma terrível perdição. Mas, agora há Luz, há esperança e fé para a salvação. Em Cristo Jesus sabemos qual é o nosso destino, ou seja, o nosso lugar na eternidade. No entanto, o diabo com suas sutilezas e mentiras, tem se esforçado para fazer com que percamos o foco, para, assim, não entendermos a verdadeira glória do Evangelho.

O Evangelho de Cristo é poderoso para nos salvar completamente. Deus nos perdoa e nos purifica de todo pecado. E essa obra do Evangelho tem três tempos. Há uma manifestação da graça e do poder divino, tanto em relação ao nosso passado, quanto ao nosso presente e ao nosso futuro. É uma obra divina que alcança toda a nossa história.

O primeiro tempo da salvação diz respeito ao que Deus já fez na nossa vida. Um dia, ao ouvirmos de Jesus, estivemos nos arrependendo dos nossos pecados e depositando a nossa fé para a salvação somente em Jesus. Foi nesse momento que o nosso nome foi escrito no Livro da Vida e passamos pela maravilhosa experiência do novo nascimento.

O segundo tempo da salvação é reconhecido como o processo de santificação. Fomos salvos, mas continuamos crescendo espiritualmente, continuamos aprendendo a depender da graça divina, continuamos a ser aperfeiçoados no amor de Cristo. Aqui percebemos claramente a luta entre a carne e o espírito.

Mas, aleluia, glórias a Deus, ainda há mais um tempo, o terceiro tempo da salvação, quando então, por ocasião da vinda de Jesus, receberemos um novo corpo, isto é, a nossa glorificação. Por essa ocasião, não haverá mais corrupção, pecado ou qualquer maldição. Estaremos pessoalmente e para sempre com o Senhor Jesus.

O crente já foi salvo, mas, lembrando, ele também continua sendo salvo dos seus pecados. Essa salvação não ocorre com a prática das boas obras, tais como jejum, orações ou qualquer serviço religioso ou humanitário, mas, sim, pela obra do Calvário. Pelas obras ninguém será salvo, para que ninguém se glorie (Efésios 2.8,9). Portanto, o Evangelho de Cristo é para todos, inclusive, para a Igreja do Senhor.

Nos dias de hoje tem havido uma crise na pregação da Igreja. Fala-se de muitos assuntos, temas e ensinos, mas, onde está a Cruz de Jesus? Onde se encontra a obra Redentora de Cristo na vida do crente? Alguns já chegaram a triste conclusão de que o Evangelho é apenas para o mundo perdido, o que de fato, é um erro gravíssimo e até diabólico.

 A obra do Evangelho de Cristo é uma obra contínua na vida do crente. É verdade que algo já aconteceu, mas, algo continua acontecendo e, ainda, acontecerá na vida do crente. “O justo viverá da fé” (Romanos 1.17). O justo é quem já foi justificado em Cristo. Portanto, nós que já fomos justificados em Cristo, devemos continuar firmes no Evangelho, dependendo sempre da obra do Calvário, confiando de coração no sangue de Jesus para o perdão, a purificação e o encontro com o Senhor no dia final. Que o Senhor nos ajude. Amém.

Pr. Adriano Xavier Machado