"Todos me Abandonaram"

Muitas vezes temos encontrado ministros do evangelho que se sentem desamparados, esquecidos e sem muito apoio. O apóstolo Paulo mesmo passou por uma experiência semelhante: "todos me abandonaram" (2 Timóteo 4.16). Diante dos muitos desafios e os enormes obstáculos seria conveniente mais recursos humanos, investimentos e intercessores. No entanto, nem sempre isso acontece. Por isso, muitos obreiros se encontram magoados, decepcionados e até desanimados.

Com certeza, a obra de Deus caminha melhor quando há parcerias. Quanto mais gente envolvida em um projeto, maior a possibilidade para o seu sucesso. Todavia, nem sempre as coisas funcionam assim. Nem sempre há uma resposta de cooperação por parte da igreja local nem mesmo da denominação em relação aos projetos que Deus nos tem confiado. Por que será? Por que Deus permite isso? Será que podemos aprender algo?

Amados, muitas vezes Deus deseja nos ensinar algo muito importante com o "todos me abandonaram". O que pode ser? Resposta: a dependência total no Senhor. Como diz a letra de certa música: "Toma-me, rendido estou. Aos pés da Cruz me encontrei. O que tenho te entrego, oh, Deus". Sim, Deus usa o esquecimento, o abandono, o desprezo e até a insensibilidade dos que deveriam nos acompanhar e nos ajudar, para dependermos somente d'Ele.

Há momentos na vida que precisamos realmente aprender a depender somente de Deus. O "todos me abandonaram" é para recebermos consolo, direção, sabedoria e discernimento somente do Senhor. É um método divino para desfazer de todas as nossas muletas sociais, psicológicas ou até mesmo religiosas. O "todos me abandonaram" não é para a nossa destruição e desolação, mas para conseguirmos reconhecer que Deus é a nossa verdadeira força, graça e vida. Passando pela experiência do "todos me abandonaram", poderemos experimentar o "tudo posso naquele que me fortalece" (Filipenses 2.13).

Contudo, infelizmente, muitos obreiros se escandalizam diante da experiência do "todos me abandonaram". Revelam com seus atos, sentimentos e palavras que, não aprenderam a depender de Deus. Assim, revoltam-se com tudo e todos, ficam facilmente ofendidos e frustrados quando as expectativas não são correspondidas. Quando, na verdade, o posicionamento deveria ser outro, isto é, rendição total ao Espírito Santo de Deus. Não precisamos ter dúvidas, quando o Senhor deseja nos ensinar algo, o "todos me abandonaram" é um recurso maravilhoso e muito eficaz para a nossa capacitação espiritual.

Como já foi dito, o apóstolo Paulo passou pela experiência do "todos me abandonaram". Porém, não ficou por aí. Conforme suas palavras "o Senhor me assistiu e me revestiu de forças" (2 Timóteo 4.17). É o que acontece com quem espera pelo Senhor. Ele nunca nos abandona. Ele nunca nos deixa verdadeiramente sozinhos. Podemos continuar fazendo a Sua obra. Podemos continuar empenhados nos planos e projetos que Deus tem para nós, pois temos a promessa: "E eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos" (Mateus 28.20).

Pr. Adriano Xavier Machado