Pregação Relevante

Preciosa é a pregação. Paulo ensina que a fé vem "pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo". Assim, Deus nos confiou essa graça e responsabilidade de anunciar o evangelho. Embora muitos não deem crédito à nossa pregação, jamais devemos falhar nessa tarefa. Mas, como considerou Leonard Ravenhill, a "grande tragédia de nossos dias é que existem muitos pregadores sem vida, no púlpito, entregando sermões sem vida, a ouvintes sem vida". E o pior é que tentam encobrir essa tragédia com empostação de voz, gestos e frases feitas.

Sim, muitos pregadores parecem desconhecer ou não dependem mais da vida do Espírito. Tudo não passa de informação, estudo e consulta de livros. Não há relacionamento com Deus. Não há o fluir da graça. Não há a manifestação da vida em abundância pela fé em Jesus Cristo. Em uma maravilhosa pregação de Hernandes Dias Lopes, foi feita a seguinte exposição: "Deus não precisa de estrelas para fazer a Sua obra. Deus precisa de gente que se ponha nas Suas mãos. Talvez um dos grandes problemas da igreja evangélica brasileira é que nós temos estrelas demais, figurões demais, gente famosa demais, gente que pensa que é importante demais, e Deus não divide a Sua glória com ninguém".

A pregação relevante não vem de medalhões intelectuais, de personalidades televisivas ou de nomes que se encontram nos principais periódicos cristãos, mas, sim, de homens e mulheres que andam na presença de Deus. Quando Jesus seleciona os primeiros discípulos, Ele não põe em Sua lista os mais eruditos, os mais populares ou mesmo os mais aceitáveis pela sociedade. Ele escolhe pessoas simples que estavam dispostas a seguir o Seu conselho: "Vinde após mim, e eu farei que vos torneis pescadores de homens".

Pregadores do evangelho, o nosso primeiro compromisso é seguir Jesus, é seguir as Suas pisadas, é andar nos Seus caminhos santos. Somente na presença do Senhor teremos uma mensagem cheia de vida e poder para combater o pecado e iluminar a mente e o coração de homens e mulheres na esperança da fé em Jesus. Quem não anda em Sua presença não pode transmitir vida. Pode até falar sobre Ele, mas não dar testemunho d'Ele na eficácia e na autoridade do Espírito Santo.

É lamentável, mas há pregadores, líderes e mestres que desencorajam os crentes e os obreiros. São pedras de tropeço porque não se humilham aos pés de Cristo. Por outro lado, há pregadores, líderes e mestres que são bálsamos em nossa caminhada cristã. São homens e mulheres que aprenderam a se curvar perante Cristo e que aprendem humildemente aos Seus pés. Por isso, no Senhor, são fontes de vida para os sedentos e luz para os que estão em trevas. A pregação relevante só pode vir da vida de quem conhece e experimenta da vida de Jesus.

O nosso segundo compromisso é a Palavra de Deus. Uma vez que temos intimidade com Ele pela fé em Jesus o nosso prazer será o que Ele tem a nos ensinar. Na comunhão d'Ele ouviremos a Sua voz. A Bíblia não será meramente uma coleção de livros, mas a verdade do Alto para nos corrigir e instruir em toda justiça. Pregadores que apenas usam um texto bíblico por pretexto e não têm nada a dizer da Palavra de Deus, que não citam a Palavra de Deus,  que não explicam a Palavra de Deus e não se entusiasmam pela própria Palavra de Deus, não passam de oradores vazios e sem a vida de Deus.

Não há pregação relevante sem a Palavra de Deus. Por mais que possamos conhecer de filosofia, psicologia, sociologia ou antropologia, nada poderá substituir as Escrituras Sagradas. Por mais que um pregador seja alegre, simpático, engraçado, inteligente e versado em letras, a Palavra de Deus continua insubstituível. "A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma, o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples. Os preceitos do Senhor são retos, e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e alumia os olhos".

O nosso terceiro compromisso é a transformação de vidas. Pregamos porque entendemos que cada ser humano deve ser transformado à imagem de Cristo. Entendemos que cada pecador deve recorrer ao arrependimento e à fé. Suzana Wesley já dizia: "O verdadeiro fim da pregação é endireitar a vida dos homens e não entulhar suas cabeças com especulações inúteis". Acreditamos que o fim da pregação é muito mais do que endireitar vidas, mas sim transformar e libertar vidas. No entanto, a pregação de hoje muitas vezes não passa disso: especulações, especulações e especulações inúteis. Especulações que não edificam, que não trazem cura, esperança nem salvação.

Muitos ministérios se satisfazem com os templos lotados de pessoas. Sem dúvida, isso é importante. Quanto mais pessoas nas congregações, mais pessoas poderão ser alcançadas e discipuladas. O problema é que muitas vezes os templos se parecem com passarelas. Há fluxo de gente, fluxo contínuo, sempre uma cara nova, mas não há de fato conversões. A pregação relevante é aquela que deseja atingir os verdadeiros objetivos do evangelho de Cristo. Igreja não é clube social, não é circo nem casa de espetáculo, mas agência do Reino em um mundo que necessita do amor e do poder de Deus.

Oremos para que Deus nos dê uma mensagem que faça a diferença. Uma pregação que de fato seja relevante para o mundo de hoje. O importante é o crescimento do Reino, não o nosso império particular ou o nosso castelo pessoal. Oremos para que consigamos cumprir a nossa missão neste século dominado pela tecnologia e pelo entretenimento, mas que precisa tanto da paz e alegria do Espírito. Oremos para que crianças, jovens e adultos sejam iluminados, orientados e transformados com a relevância da mensagem de Cristo Jesus. Que Deus nos abençoe. Amém.

Pr. Adriano Xavier Machado