Amar Faz Bem

Vez ou outra temos tido conhecimento de alguns casos de pessoas que se matam ou dizem matar por amor. São atitudes dramáticas de desespero, dor, decepção e fracasso. Mas o que a palavra de Deus tem a nos ensinar? O apóstolo Paulo afirmou que o amor é benigno (1 Coríntios 13.4). Benignidade é a bondade em ação. Trata-se de um "procedimento benévolo", de um procedimento que efetua o bem. Logo, o amor nunca faz mal. O amor nunca prejudica. O amor não destrói, não deprime nem mata. O amor opera o bem tanto para quem ama, quanto para quem é o alvo do amor. 

Na Cruz Jesus foi humilhado e ferido. Mas, como ele agiu? Ele amaldiçoou os seus opositores? Ele praguejou, murmurou ou reclamou? Não! Pelo contrário, Jesus em todo o tempo demonstrou amor. Mesmo com o desprezo dos homens Jesus orou: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem" (Lucas 23.34). O amor é benigno. O que prejudica é o ódio, a amargura, o egoísmo e o orgulho. O amor mesmo quando rejeitado, desprezado ou ignorado é gracioso e misericordioso. Esse foi o exemplo de Jesus. E é com Ele que devemos aprender o verdadeiro amor. Com Jesus aprendemos que amar faz bem. 

Em um artigo foi afirmado que "o amor é um dos combustíveis para a saúde do cérebro". (1) Em outro afirmou-se que quando "amamos, nosso coração agradece... até o nosso sistema imunológico fica muito mais forte". (2) Em outros termos, quando vivenciamos o amor adentramos em uma atmosfera de refrigério para os pensamentos e promovemos saúde para o nosso ser como um todo. O amor é estimulante, encorajador e produtivo. No Diário Catarinense saiu uma matéria onde se considerou que o "amor pautou grandes sucessos da música em todo o mundo". (3) Todavia, o amor não apenas originou grandes sucessos musicais, mas também poesias, livros, peças teatrais, pinturas em tela e filmes cinematográficos. Amar faz bem.

De acordo com o ensinamento da Palavra de Deus o "amor não faz mal ao próximo" (Romanos 13.10). Ensina também que o amor "é o vínculo da perfeição" (Colossenses 3.14). Assegura que no "amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor" (1 João 4.18) e que aquele "que ama a seu irmão está na luz" (1 João 2.10). Com essas passagens podemos perceber de modo claro que o amor não sufoca, não machuca e não mata. O "amor não faz mal", o amor "é o vinculo da perfeição", o amor "lança fora o temor", enfim, o amor nos concede "luz". Assim, o amor é benigno. Não há nada nele de maligno. Não há nada no amor de prejudicial. Amar só faz bem.

Pr. Adriano Xavier Machado

(1) PAGENOTTO, Maria Lígia. Amor faz bem para a saúde do cérebro. 2009. Em: <http://www.be2.com.br/blog/amor-faz-bem-para-a-saude-do-cerebro/> Acessado em: 22 de março de 2012.
(2) AMAR FAZ BEM À SAÚDE. 2008. < http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1256905> Acessado em: 22 de março de 2012.
(3) ALMEIDA, Gabriela de. Músicos aos pés das musas. Diário Catarinense, Santa Catarina, quarta-feira, 13 de março de 2012, Variedades, p. 4-5.